Home » Monitorização » PRESERVAÇÃO DE ACERVOS

PRESERVAÇÃO DE ACERVOS

PRESERVAÇÃO DE ACERVOS - O SEU ACERVO SEGURO
A salvaguarda e a preservação das coleções artísticas que compõem o nosso património está a cargo dos seus proprietários. Frequentemente deparamo-nos com desconhecimento de como atuar.

 

A ACERVO SEGURO pretende dar as ferramentas aos proprietários para bem cuidarem e garantirem que os seus bens culturais são transmitidos às futuras gerações nas mesmas condições ou idealmente, em melhor estado de conservação.

 

Assim, pretendemos agir segundo quatro grandes áreas:

 

Conservação Preventiva dos Espaços - Após uma análise concreta ao espaço físico onde os objetos artísticos se encontram enquadrados, pretendemos agir com vista a diminuir ou eliminar os fatores de degradação dos mesmos.

 

Conservação Preventiva e Curativa dos Objetos - Atuando diretamente na estrutura física dos objetos culturais e artísticos com o objetivo de inibir, impedir, ou atrasar o desenvolvimento de ações nefastas causadas pela degradação normal dos materias. Compõe o tratamento curativo e preventivo dos objetos.

 

Restauro dos Objetos - Em último estádio, quando a conservação preventiva não é bem sucedida ou quando os objetos já estão num estado de degradação preocupante, há a necessidade de agir diretamente e com maior profundidade nos mesmos. Falamos em Intervenções de caráter físico e químico com vista a prolongar a vida ao bem cultural, quer no aspeto estético como estrutural.

 

Formação e Consultoria - Como as instituições detentoras de objetos artísticos pecam muitas vezes por falta de formação dos seus colaboradores nestas áreas tão específicas, consideramos ser um aspeto fulcral a disponibilização de workshops de carater elucidativo de como agir em determinadas situações. Coloque-nos as suas questões!

 

O SEU ACERVO SEGURO

Contatos

O SEU ACERVO SEGURO

Questões Frequentes

O SEU ACERVO SEGURO